segunda-feira, 9 de maio de 2011

AGRICULTURA - MOTOR QUE IMPULSIONA O PROGRESSO TIJUQUENSE

              Tijucas do Sul tem vocação para a agricultura, pois os solos são férteis e quase tudo que se planta dá, digo quase tudo, pois pelo fato do inverno ser rigoroso faz com que plantas não-resistentes ao frio tenham o desenvolvimento interrompido na época de geadas.
            Os produtos que são produzidos em grande escala são batata inglesa (batatinha), tabaco, abobora, além das commodities soja, feijão e milho. Há ainda aquelas culturas que existem em menor quantidade, mas não menos importantes, como batata salsa, inhame, hortaliças, entre outras.
            Existem duas formas diferentes de agricultura, a familiar e a que é considerada agronegócio. No agronegócio estão aqueles grandes produtores que dispõe de tecnologias avançadas, implementos de ultima geração e produzem em grandes áreas de terra. Já na familiar estão aqueles pequenos produtores que dispõe de pouco espaço para plantar, porém constituem uma importante fatia no bolo da agricultura nacional. Há ainda a agricultura de subsistência, onde o que é produzido é utilizado para o próprio consumo do domicílio. Muitas pessoas dependem do trabalho agrícola para sustentar suas famílias
            A face atual da agricultura na cidade é boa, pois diferente de outras épocas, quando o pequeno produtor não tinha acesso a crédito, hoje é possível de maneira rápida e sem burocracia obter empréstimo a juros baixos, destaca-se o Pronaf, do Governo Federal.
            Vale lembrar que cidadãos, filhos de agricultores, estão ingressando na faculdade, alguns inclusive na área da agronomia, podendo voltar e contribuir com as lições universitárias para a obtenção de uma maior produtividade no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário