sexta-feira, 29 de abril de 2011

A PRIMEIRA VEZ DE UM TIJUQUENSE NA CIDADE GRANDE

               Tem uma lenda existente em Tijucas do Sul que trata da forma de um tijuquense reagir ao pisar pela primeira vez na capital, Curitiba ou   mesmo em São José dos Pinhais. Como Tijucas do Sul assemelha-se a uma cidade interiorana, os hábitos, jeito de se vestir e até mesmo de andar difere dos grandes centros urbanos.
                Quando um tijuquense chega à cidade grande, ocorre um choque de culturas, pois percebe que há muito, mas muito mais pessoas nas ruas, além disso, essas pessoas caminham num ritmo frenético, com direito a ultrapassagem e excesso de velocidade. Tem um tipo de construção que o cidadão daqui não consegue entender pois nunca imaginou que uma casa pudesse tocar o céu, para, olha, anda e torna a parar e olhar para cima até cansar o pescoço – tijuquense e edifício foram devidamente apresentados.
                E na hora de cruzar a rua então... São tantos carros indo e vindo que fica difícil saber a hora de passar, então o tijuquense fica bem atento as pessoas que vãos e aglomerando na beira da calçada e fica pronto para cruzar na mesma hora em que aquele grupo ameaçar de mover os pés, pois não quer correr o risco de ser atropelado ou coisa parecida.
                Para achar o lugar desejado é outro problema, pois são tantas ruas, tantos prédios, tantos carros. Resolve então pedir informação a algum individuo que passa a sua frente, são precisas 3 ou mais tentativas para que alguém lhe dê atenção, pois um não o ouve, outro está em cima da hora para apanhar o ônibus, outro não conversa com estranhos.
                Tirando os ocorridos acima citados, a maioria dos tijuquenses gosta da cidade grande e retorna sempre para ir ao shopping, cinema, fazer compras etc... Mas só para passear ou visitar parentes, pois feliz mesmo ele é em sua pacata, serena e segura Tijucas do Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário