quinta-feira, 28 de abril de 2011

BAIRROS DE TIJUCAS DO SUL



Tijucas do Sul, possui 686 Km², é uma grande cidade se considerarmos os aspectos dimensionais. Tijucas do Sul possui quase o dobro da área da capital paranaense, Curitiba. Mesmo com esse grande território, há poucos bairros, são 41, mas vale lembrar que há muitos lugares que não são considerados bairros, porém devido à história e a ligação que seus moradores tem com o lugar, continuam com denominação própria.
            CENTRO: No Centro estão localizados a maioria dos órgãos públicos, como Prefeitura, Câmara dos Vereadores e Secretarias Municipais. Há ainda o Hospital Nossa Senhora das Dores, Posto de Saúde Central, a Igreja Matriz, o Colégio Estadual Francisco Camargo, Escola Municipal Leovanil Camargo. Os tijuquenses tem que vir sempre ao Centro, pois é ali também que grande parte do comércio varejista se localiza, bem como o setor de serviços, como Correios, Casa Lotérica e Banco do Brasil.
LAGOINHA: O maior bairro em número de moradores é o da Lagoinha, onde está também o maior colégio eleitoral do Município, devido a isso possui uma forte vocação política, inclusive o atual prefeito reside nessa localidade.
            LAGOA: Fazendo divisa com Lagoinha, há a Lagoa, bairro com grande população e onde está situada o Colégio Estadual de Lagoa e a Escola Municipal Professor Francisco Sobrinho (maior colégio municipal da cidade). Também nesse bairro situa-se o ProAção da PUC/PR que oferece importantes serviços a população local. Dentro das dependências do ProAção existe o Museu Sergyus Erdelly, que conta com importante arquivo de obras do artista que dá nome ao museu. A Serra da Lagoa atrai muitos visitantes.
            PINHAL DOS BORGES: O bairro de Pinhal do Borges está situado na região da Serra do Araçatuba, devido a isso possui sempre um clima ameno, sem contar as belas paisagens e o Rio do Pinhal, excelente opção para que gosta de tomar um bom banho de rio.
            FLORES: No bairro de Flores (conhecido também como Campo das Flores), está situada a Igreja de Bom Jesus das Flores, que recebe muitos devotos do santo, em agosto ocorre a maior festa religiosa da cidade nesta igreja.
            INGÁ: Já no Ingá, há um ponto muito curioso que vale a pena descrever, pois a cerca de 50 anos atrás, o bairro possuía mais de 150 habitantes, contando com escola, igreja, armazém e até um moinho de fubá, porém houve um grande êxodo rural na região e hoje tem apenas 6 famílias habitando o lugarejo. O Ingá possui a maior reserva de mata atlântica preservada do município, onde se destacam diversas madeiras de lei, entre elas muitos pinheiros, um paraíso para animais ameaçados de extinção que encontram ali um refúgio para sobreviver e reproduzir. O Ingá também é importante para a história da cidade, pois ali viveu o primeiro prefeito de Tijucas do Sul, Janguta Claudino. Vale lembrar ainda que é fornecedor de pedras que servem de saibro para as estradas que carregam o progresso tijuquense.
            AMBRÓSIOS: O bairro de Ambrósios é de fundamental importância para a história tijuquense, visto que foi o primeiro lugar a ser habitado pelo homem branco na cidade, tanto que deu nome por muitos anos a região de Tijucas do Sul, conhecida como Vila de Ambrósios. Possui casas antigas, com design polonês e italiano.
PAPANDUVA DO RIO NEGRO: Em Papanduva do Rio Negro e há lugares propícios a pesca, pois passa pela localidade o Rio Negro com curvas e poços com fartura desses animais aquáticos.
CAMPINA, CAMPO ALTO E TABATINGA: Nos bairros de Campina, Campo Alto e Tabatinga, há vários haras, que ali se instalaram devido ao excelente clima, propício ao bom desenvolvimento de equinos, além do perfil plano dos terrenos, condições que fazem com que os cavalos tijuquenses figurem entre os melhores do país.
POSTINHO: Um belo bairro serrano, onde localiza-se a serra do Quiriri, ponto de partida para a trilha histórica do Caminho dos Ambrósios. Há também nesse bairro, muitas cachoeiras, na região serrana do Rio Negro.
SALTINHO: Bairro onde estão as Cataratas do Saltinho, ponto turístico mais conhecido de Tijucas do Sul, é uma bela queda d’água do Rio da Várzea. No local das Cataratas, existe uma boa estrutura com restaurante, estacionamento, área para camping.


LISTA DE BAIRROS





Nenhum comentário:

Postar um comentário