Para quem gosta de fazer trilhas, Tijucas do Sul é uma excelente opção. São inúmeros trajetos onde pode se desfrutar de bons momentos de relaxamento em meio à mata. Dentre tantas opções destaca-se o Caminho dos Ambrósios.
Essa trilha é histórica, visto que fora construída pelos jesuítas há cerca de 4 séculos, depois que a utilizou foram os tropeiros, vindos do Rio Grande do Sul com destino a Sorocaba (Interior de São Paulo). Durante o percurso é possível andar por trechos recobertos de pedra, colocada pelos escravos indígenas.
O itinerário se inicia no bairro Postinho, mais precisamente no alto da Serra do Quiriri, depois de aproximadamente 5 horas de caminhada e apreciação de belas paisagens, faz-se necessário uma parada para acampar e prosseguir viagem no dia seguinte. O local ideal para acampar é as margens do Rio dos Alemães onde dá para tomar um bom banho. Depois de ter descansado, amanhece o dia e a viagem prossegue. Depois de mais 5 horas de caminhada, chega-se ao destino final, no Rio Três Barras, já na cidade de Garuva SC.
Vale lembrar que para se fazer essa trilha é preciso estar acompanhado de um guia ou pessoa experiente que conhece o trajeto, pois há muitas bifurcações e o risco de se perder existe para os desavisados. Também tem toda uma logística necessária, pois na chegada em Garuva, há a necessidade de estar alguém esperando de carro para pegar o destino de casa.
Dica: também é possível fazer o caminho inverso, saindo de Garuva e finalizando a trilha em Tijucas do Sul.
Calçamento original |
Ambrósia - flor que dá nome ao caminho. |
Vista panorâmica do caminho em seu trecho de serra |
precisa de autorização pra percorrer esse caminho? como faço pra achar o inicio?
ResponderExcluir